Ana Margarida Silva

Rede EURES/IEFP

Mestre em Economia e Políticas Públicas (2011), com licenciatura em Economia (1997), pós-graduações em Estudos Europeus (1998) e Políticas Sociais (2003) e parte escolar de mestrado em Economia e Gestão do Território (1999) pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão

Técnica Superior do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. desde 1999 (no Departamento de Emprego), integra desde 2005 a equipa de coordenação do EURES Portugal, da qual foi coordenadora entre 2005 e 2007.

Responsável por atividades de planeamento, implementação, reporte e avaliação; de formação, informação & comunicação; e de organização de eventos de recrutamento internacional (no âmbito dos Dias Europeus do Emprego). Tem acompanhado as atividades de reforma da rede EURES e a sua passagem de supervisão da Comissão Europeia para a AET – Autoridade Europeia do Trabalho.

Formadora, a nível nacional (desde 2001) e europeu (desde 2014), em matérias relacionadas com as políticas ativas de emprego, o EURES e a livre circulação de trabalhadores, a introdução de novas tecnologias na prestação de serviços de emprego e a organização de eventos.

Até 2005, colaborou em projetos de modernização do Serviço Público de Emprego, de implementação dos Planos Nacionais de Emprego e no apoio a diversas atividades de cooperação europeia e internacional no domínio do emprego (incluindo a rede de Diretores dos SPEs, os programas LEED e ELS da OCDE, as convenções da OIT, a AMSPE – Associação Mundial de Serviços Públicos de Emprego, de entre outros).

Desde 2005, integrou vários grupos de trabalho a nível europeu no âmbito do EURES, em áreas relacionadas com a Informação & Comunicação, a Formação, o Portal EURES e a sua Extranet.

Desde 2017, representa Portugal no Comité EURES.

Participou em diversas conferências e seminários ao nível nacional e internacional (em alguns dos quais como oradora) em áreas como migrações e mobilidade geográfica, políticas europeias, inovações no mercado de trabalho e políticas ativas de emprego, políticas de educação e formação, segurança social e governo eletrónico.

12:30 À conversa com...

Quarta-feira 17 Junho

"À conversa com... Ana Margarida Silva (Rede EURES/IEFP), Bárbara Parente (alumni FLUP) e Ana Linhas (alumni FDUP), sobre "O desafio das Carreiras Internacionais"

Muito se tem ouvido falar sobre fuga de Talento, mas será que os nossos alumni com carreiras internacionais pensam dessa forma? Convidamos a conhecer o trajeto profissional de quem começou uma carreira fora de Portugal (como se preparou, as vantagens e desvantagens, a gestão e o desafio) e as principais etapas a ter em consideração nesta procura de emprego internacional, na voz de quem apoia os jovens a iniciarem estes percursos.

Aceder ao Speed Dating Spot em WebCast