17 e 18 Junho 2020

FEIRA VIRTUAL DE EMPREGO E CARREIRA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

FAQ EMPRESAS

DICAS IMPORTANTES Como Participar

Cada expositor recebe um utilizador e uma senha exclusivos, para gerir o seu stand em tempo real.

Gestão de Stands

Pode carregar as informações exibidas no stand em tempo real e ler as mensagens na caixa de entrada. O stand pode ser personalizado (existem 10 modelos de suporte acessíveis a partir do gestor de conteúdo, 8 rececionistas para escolher, um logotipo e dois cartazes decorativos para decorar o stand).

1

Gestão de Ofertas

Pode criar e editar ofertas ilimitadas, definidas com nome, descrição, foto e link para mais informações.

2

Acesso aos Contactos

Pode obter em tempo real informações dos visitantes do stand; permite exportar para .xls.

3

Candidatura Espontânea

Será introduzido, de forma automática, pela Organização gestora do evento, o modelo de “Candidatura Espontânea”, para que os visitantes se sintam à vontade para submeter uma candidatura no stand, mesmo que não existam, aparentemente, oportunidades com o seu perfil. Do ponto de vista da Organização, é importante para análise estatística, para sabermos quais as empresas mais procuradas pelos visitantes e, nesse sentido, em que medida é que determinado perfil encontra ou não oportunidades para as suas competências. Do ponto de vista da empresa, pode dispor de mais candidaturas, podendo depois filtrar e só avaliar aquelas que lhe possam interessar mais. Do ponto de vista do candidato é uma forma de apresentar a sua proposta de valor para necessidades futuras da empresa.

4

Os stands são compostos pelas seguintes componentes:

  • O perfil da empresa, incluindo logotipo, descrição e informações adicionais, slogan, e uma pessoa de contacto.
  • Podem disponibilizar até 10 vídeos, sejam vídeos corporativos, sejam vídeos para a captação de talentos ou reforço da marca da empresa. (NOTA: existe a possibilidade de realizarem um vídeo para divulgação da vossa empresa, com a duração de 5 minutos, ao estilo de um pitch, que será integrado no programa do evento na atividade “Speed-dating spot).
  • Podem disponibilizar até 15 documentos para download.
  • Terá acesso a uma caixa de correio, onde poderá receber as mensagens enviadas pelos visitantes.
  • Pode fazer pedidos de agendamento/convites para visitantes e expositores, com sugestão de tema, data e hora.
  • 10 contas de chat por stand e acesso ao gestor de conteúdos.

Relativamente à  participação nas restantes atividades da feira, a Find your Career (virtual) integra a possibilidade de participar, para além da presença com stand, no “Speed-dating spot” (local para apresentação das empresas). É neste local, integrado no programa geral do evento, que as empresas terão a possibilidade de falar para todos os visitantes presentes, e não só para os que visitam os vossos stands. É uma oportunidade única de sobressaírem e se darem a conhecer, nomeadamente poderem falar sobre o vosso modo de recrutamento ou especificamente sobre as oportunidades que disponibilizam. É em formato de pitch, são 5 a 7 minutos em que o palco é dos expositores, e são deixados 3 a 5 minutos de perguntas e respostas, momento no qual é aconselhável que um representante da empresa possa estar online, para interagir com os interessados.

Relativamente à interação com os visitantes, os expositores e visitantes podem interagir através da ferramenta de mensagens escritas que é totalmente integrada na plataforma. Podem utilizá-lo das seguintes formas:

  • Mensagens privadas: Ilimitadas, de 1 para 1; as conversas podem ser iniciadas pelo expositor ou pelo visitante; o expositor pode ver o perfil do visitante na parte inferior do ecrã, carregando no botão ao lado do nome do visitante.
  • Mensagens públicas: está aberto a todos os visitantes; o histórico fica gravado para que fique acessível aos novos visitantes.
  • Poderá exportar todas as mensagens, em formato .txt.

Existe a possibilidade de combinar entrevistas online através das mais variadas ferramentas de videoconferência. Em todo o caso, estamos a solicitar aos candidatos que forneçam, no ato da inscrição, o seu SKYPE ID, para facilitar o processo de contacto.

Para que os visitantes possam aproveitar cada minuto na feira incluímos os seguintes serviços:
  • Stand de informações: Área especial para a ORGANIZAÇÃO da feira, com acesso direto a partir do menu de navegação.
  • Pitch: Área de vídeo (ilimitado) publicada pela ORGANIZAÇÃO.
  • Lista de ofertas de emprego: Lista adicionada de todas as ofertas anunciadas nos diferentes stands da feira.
  • Capacidade: Visitantes ilimitados.
  • Métricas: Plataforma integrada ao Google Analytics.
  • Agenda do Webinar: utilizando software à escolha da ORGANIZAÇÃO.
Após o evento será enviado um inquérito de satisfação e de avaliação do evento às empresas e visitantes.

Avisos Importantes

Não é recomendável que mais de uma pessoa entre no back-end ao mesmo tempo como “administrador”, pois pode causar erros e perda de dados. No entanto, para cada usuário administrador, serão facultadas 10 contas de utilizador para o serviço de mensagens, que podem ser utilizadas para o evento.
Guardar as alterações sempre que um texto for alterado, uma imagem ou um documento for carregado. As alterações só ficam guardadas se clicar no botão “SALVAR ALTERAÇÕES”. Se estas não aparecerem, talvez seja necessário limpar o cache ou abrir a página num navegador diferente. Todas as informações ou materiais carregados no gestor de conteúdo do seu stand ficarão acessíveis ao visitante. Mas apenas os campos preenchidos aparecerão no seu stand virtual na forma de botões clicáveis (dicas). Se não inserir informações, esse botão não será visto, exceto “Empresa Perfil “e” Caixa de correio” que aparecem por defeito.

Deverá aceder e identificar-se com os “utilizadores” que lhe foram atribuídos. Terá acesso à gestão de conteúdos do seu stand virtual. O acesso pode ser feito a partir de qualquer equipamento. Relembramos que apenas uma pessoa de cada vez deve aceder com permissão de administrador, para evitar erros e perder informação. Recomendamos que utilize outro browser que não o Internet Explorer.

Preencha o máximo de informação possível sobre a sua entidade, pois ter um perfil completo ajuda a melhorar/ aumentar o número de visitas em cada feira e a reforçar o seu employer branding.

Para carregar o seu logótipo ou imagem, clique em “Carregar imagem” e selecione o ficheiro desejado no seu computador. Se um logotipo ou imagem já estiver carregado e pretender modificá-lo, primeiro terá que o eliminar para poder carregar um novo.

O seu computador irá abrir uma janela externa para que possa escolher o documento. Apenas são suportadas imagens em formato .jpg (máx. 5Mb por imagem). Uma vez selecionado o arquivo, podem redimensionar a imagem com o scroll do mouse para que ela entre no retângulo azul. Este retângulo determina a parte visível da imagem no seu suporte virtual.

Poderá formatar os textos nos campos “Descrição” e “Mais informações” (em negrito, itálico, justificado, centrado, de acordo com as suas preferências). Pode também adicionar um URL a algum texto, criando um link. Para o fazer, deve primeiro selecionar o texto que poderá ser clicado e depois digite o link no espaço fornecido (http: //).

Personalize o seu stand escolhendo um design e uma rececionista a partir dos menus. Por favor, tenha em atenção que tem que voltar ao separador “design” e clicar em “SALVAR ALTERAÇÕES” sempre que alterar uma imagem do seu stand.

Qualquer documento que deseje partilhar com os visitantes pode ser carregado aqui. Na secção “Downloads” escolha os ficheiros um a um, clicando em “+ ADD FIll” seguido de “BROWSE”. O peso máximo por ficheiro é limitado a 5MB. Pode apagar os documentos carregados a qualquer momento.

Se desejar, pode adicionar vídeos ao seu stand virtual. Para tal, certifique-se de que os vídeos estão previamente carregados no YouTube e são públicos.
– Nome do vídeo: à sua escolha
– Código Youtube: copie e cole o link que aparece na janela de navegação.
– Duração do vídeo: formato 00:00

Pode carregar um banner e um poster para o seu stand virtual. IMPORTANTE: para ver o seu aspeto, deve ir ao separador de design e ver o resultado. Para carregar o banner e poster siga o mesmo procedimento que utilizou para carregar logotipos ou imagens na descrição da empresa.

Na secção “Caixa de Correio” poderá ler, responder e apagar as mensagens enviadas pelos visitantes. Ao clicar no calendário, poderá organizar os seus e-mails por data.

Tenha em mente que estes e-mails só serão acessíveis através do Gestor de Conteúdos. O e-mail de onde são enviadas as mensagens é o mesmo que inseriu nos dados de contacto em “Informações de contacto”.

Na seção correspondente, clique no botão “ADD” e preencha todos os campos obrigatórios no formulário. Uma vez criado, pode sempre ser editado ou eliminado.
As suas ofertas/produtos aparecerão no seu stand e no separador de ofertas/produtos gerais da feira de emprego virtual. Se os visitantes mostrarem interesse numa oferta/produto, pode gerir os perfis recebidos para cada um deles, no gestor de conteúdos.

IMPORTANTE: se adicionar um link externo na secção “Link externo”, perde-se o rasto dos visitantes que poderão seguir por essa via para vos contactar, pelo que não poderemos agregar essa informação, relativamente ao vosso stand, no final da feira. Por outro lado, se não adicionar um “Link externo”, então quando um utilizador clicar em “Aplicar” os seus dados serão guardados no seu backend.

Não é necessário criar uma sessão para se ligar ao chat. Esta agenda serve apenas para indicar aos participantes quando um representante da empresa estará online, por isso, quando um utilizador entra e o representante não está online, estes saberão quando o localizar.
Para planear um chat tem de adicionar uma data, uma hora de início e fim (HH: MM) e um título. Recomendamos que este período de chat coincida com a apresentação da sua empresa caso a tenha realizado.

Para conversar com os visitantes da feira, terá que fazer login com os usuários específicos para o chat que será atribuído previamente. Cada stand poderá ter até 10 utilizadores e são formados segundo esta regra: stand user_CHAT nº (sendo “nº” os números de 0 a 9). Recomendamos que na primeira vez que aceder, acrescente o seu nome, apelido, e-mail e carregue uma fotografia em “O Meu Perfil”.
IMPORTANTE: O chat é acedido a partir da url do evento, não a partir do gestor de conteúdos. A janela de chat pode ser dividida em duas partes: Chat Público (Stand Chat) e Chats Privados.

Para iniciar um chat privado, aceda à lista de visitantes e clique no candidato com quem deseja falar. Pode visualizar os dados de registo desse visitante, clicando no seu nome para garantir de antemão que o seu perfil corresponde ao que procura. Um círculo vermelho e um alerta sonoro irão aparecer sempre que receber uma nova mensagem. As conversas realizadas no chat privado serão automaticamente guardadas no gestor de conteúdos. Se o idioma do visitante diferir do seu, terá a possibilidade de ativar tradução automática. A seção “Stand Chat” corresponde ao chat público do seu stand virtual. Todos os visitantes que estejam no seu stand a uma determinada hora poderão escrever neste chat onde estarão também todos os representantes da empresa que se encontram no stand. As conversas realizadas no chat público serão automaticamente guardadas no gestor de conteúdos. Se a sua sessão encerrar, quando voltar a entrar, poderá ver a conversa que foi anteriormente realizada no chat público.

Na seção “Visitantes” pode gerir as pessoas que visitaram o seu stand. Pode verificar as suas informações, exportar o seu perfil, guardá-lo no seu computador ou imprimi-lo. Pode também exportá-los em grupos de 150 a 150, uma vez terminado o evento. Uma vez no ecrã do visitante, utilize os filtros do menu da direita para selecionar os mais interessantes. Não se esqueça de clicar no botão “PESQUISA” para aplicar os filtros.