17 de Junho | 16h00 “Transições de Carreira com significado”

À conversa com… Rita Silva (UPORH-FPCEUP/ERT Têxtil Portugal), Edite Saraiva (UPORH-FPCEUP)e Bruno Fraga (UPORH-FPCEUP) sobre “Transições de Carreira com significado”, com moderação de Fernanda Correia (U.Porto Talento e Carreira)

Neste webinar abordaremos a questão da procura de novo emprego face ao desemprego ou mudança de objetivos profissionais, implicações que estão por trás desta mudança/transição de Carreira, etapas, dificuldades e ainda qual a altura certa para o fazer, entre outros.

Aceder ao Webinar em WebCast

 

Rita Silva

Consultora UPORH (FPCEUP)/ ERT Têxtil Portugal

Psicóloga pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com especialização em Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho. Ingressou na área dos Recursos Humanos, desenvolvendo o seu trabalho em contexto de consultoria de Recrutamento e Seleção e Avaliação Psicológica na empresa Egor. Em contexto industrial integrou o departamento de Recursos Humanos das empresas Amorim Revestimentos, Delfingen PT-Porto e agora ERT Têxtil Portugal, desenvolvendo as áreas de Recrutamento e Seleção, Formação, Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas. Desenvolve simultaneamente a atividade de consultoria na Unidade de Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos na Faculdade de Psicologia e C.E do Porto. É autora de diversas publicações, centradas em áreas como a Inovação e o Envolvimento de trabalhadores e o Recrutamento Online.

Edite Saraiva

Consultora UPORH (FPCEUP)

Mestre em Psicologia Clínica exerce a atividade profissional como Consultora e Formadora em Comportamento Organizacional e também em Psicologia Clínica e Psicoterapia.

Exerce a actividade profissional como independente, e na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto é colaboradora na Unidade de Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos, nomeadamente em Coaching.

Com intervenção em diversos sectores ao longo de 30 anos, como na saúde, educação, indústria e serviços. Inclui vasta e diversa formação pós-graduada e profissional, incluindo diversas certificações, quer no campo do desenvolvimento pessoal e organizacional quer na área clínica e da psicoterapia. Intervenções em Coaching Psicológico e em Stress Ocupacional são também parte da sua experiência.

Desde 2010 em formação contínua no Reino Unido com Una McCluskey no modelo ‘Exploring Attachment in Adult Life’ e ‘Exploratory Goal-Corrected Psychotherapy’ (E.G.C.P.), estando habilitada neste modelo de desenvolvimento pessoal e profissional para a formação e para a supervisão de profissionais.

Fernanda Correia

Psicóloga / U.Porto Talento e Carreira

Fernanda Correia é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da U.Porto e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Psicóloga certificada em Gestão de Carreira, iniciou a sua carreira profissional na Faculdade de Engenharia da U.Porto, onde foi responsável pela área da Cooperação Empresarial e Carreira. Durante 8 anos assumiu o planeamento de estratégias e parcerias com empresas nacionais e internacionais com vista à promoção de empregabilidade e desenvolvimento de competências dos estudantes de Engenharia. Foi responsável pelo Observatório de Emprego da FEUP, Projeto SENSOR3 (avaliação junto de empresas e alumni da adequação das competências dos diplomados ao mercado de trabalho), criação de programas de desenvolvimento de competências (como o FEUP Career Path), organização e coordenação da feira de emprego da FEUP (FEUP CAREER FAIR), ao longo de 7 edições.

Foi docente na Unidade Competências de Empregabilidade na FEUP e membro do Gabinete Alumni FEUP (programa de aproximação aos alumni).

Desde 2020 assume funções na U.Porto Talento e Carreira: planeamento e estabelecimento de parcerias com empresas e organizações; criação de projetos conjuntos com as faculdades e outros serviços internos para a promoção do Talento na U.Porto; orientação vocacional e gestão de carreira de estudantes e diplomados nacionais e internacionais; organização da Feira de Emprego; organização de Staff Training Weeks (formações para técnicos dos serviços de carreira nacionais e internacionais); gestão do portal de emprego, gestão de programas de estágio e de mentoria.

Diretora Executiva do Programa UPgrade, programa de desenvolvimento de competências transversais.

Colaboradora da Psi-Inovação na área da orientação vocacional e com experiência na supervisão e orientação de estágios em Psicologia.

Formadora em competências de empregabilidade e oradora convidada em conferências relacionadas com Emprego e Carreira.

Bruno Fraga

UPORH-FPCEUP

Mestre em Psicologia Organizacional, Social e do Trabalho pela FFPCEUP, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e formador certificado em áreas do comportamento organizacional e desenvolvimento profissional. Atualmente atuo como psicólogo organizacional na Direção Municipal de Recursos Humanos da Câmara Municipal do Porto e na Unidade de Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos da FPCEUP, em áreas como o recrutamento e seleção, a avaliação psicológica de candidatos e o treino de competências para a empregabilidade.

Leave a Reply